

Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica que resulta no surgimento progressivo de dor e inchaço nas articulações e que pode evoluir com deformidades articulares se não for tratada.
É uma doença genética mas não hereditária.
De causa ainda desconhecida, acredita-se que ocorra à partir de um fator desencadeante como infecções, tabagismo ou ainda situações de stress intenso.
O início do quadro é incipiente ou seja podendo passar semanas a meses até que os sintomas sejam percebidos e motivem a procura médica.
Pequenas articulações das mãos, punhos e pés geralmente são acometidas de forma simétrica, mas podendo ocorrer também em grandes articulações como joelhos e ombros e raramente atingir a coluna vertebral na região cervical. As articulações costumam ficar avermelhadas, quentes, inchadas e doloridas sendo esses sintomas mais evidentes no período da manhã e melhoram com a movimentação ao longo do dia. É comum o relato de se sentir rígido por uma hora ou mais logo pela manhã e melhorar ao longo do dia.
A doença pode ter manifestações extra articulares como nódulos reumatoides e manifestações oculares com esclerite e episclerite .
O tratamento deve ser individualizado e ter por objetivo reduzir a inflamação, aliviando a dor e evitando danos estruturais nas articulações acometidas. Para isso são utilizados medicamentos anti-inflamatórios e modificadores da atividade de doença também chamados de DMARDs que podem ser sintéticos ou biológicos. A resposta ao tratamento é individualizada e deve ser acompanhada de perto pelo reumatologista.