top of page
osso.png

Lúpus

IMG_6734.JPG
Lupus-atinge-dez-vezes-mais-mulheres-do-

O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune com apresentação clínica variável que evolui em períodos de surto de atividade inflamatória e remissão, capaz de acometer qualquer órgão.

O quadro clínico mistura sintomas constitucionais (febre, fadiga, perda ponderal) com manifestações cutâneo-mucosas como úlceras orais , lesões discoides e alopécia, musculoesqueléticas como artralgias, artrites, mialgia, hematológicas como anemia, leucopenia e  plaquetopenia, renais com diminuição do volume urinário, urina espumosa, hipertensão arterial, cardiovasculares como fenômeno de Raynaud, derrame pericárdico, miocardite, pulmonares como derrame pleural e alterações típicas parenquimatosas  e neuropsiquiátricas  com diminuição de cognição, crises convulsivas, diminuição de força motora ou comprometimento de nervos cranianos, psicose.

O diagnóstico clínico e complementado por exames laboratoriais.

Exames laboratoriais como hemograma,  função renal devem ser solicitados em todos os casos suspeitos de LES. Exames específicos como anticorpo ou fator antinuclear (ANA ou FAN) quando positivos podem requerer a solicitação de outros autoanticorpos como anti-DNA, anti-Sm, antifosfolípidios, dosagem sérica de complementos CH50, C3, C4, provas de atividade inflamatória. Exames de imagem e biópsias de órgãos acometidos podem ser solicitados.

O tratamento deve ser individualizado  e multidisciplinar de acordo com o acometimento do paciente ( dermatologista , nefrologista , hematologista , oftalmologista).

Gestação e uso de anticoncepcionais devem ser bem orientados e acompanhados pelo reumatologista. 

back.png

© 2019 por Rodrigo Oliveira - Plataforma WIX

  • Grey Facebook Icon
byo_logo_site.png
bottom of page