

Gota

Gota é uma condição extremamente dolorosa e potencialmente incapacitante que ocorre em indivíduos que têm níveis de ácido úrico cronicamente elevados
​
Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas com a doença são: obesidade, hipertensão arterial, doença renal crônica, jejum prolongado, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, consumo excessivo de alimentos à base de frutos do mar e carnes vermelhas e uso de alguns medicamentos que alterem os níveis sanguíneos de ácido úrico (ex. diuréticos).
​
Os sintomas da gota se apresentam por episódios súbitos de dor articular intensa, acompanhados de inchaço, calor e vermelhidão que geralmente ocorrem em uma única articulação, podendo também acometer algumas articulações.
​
Pessoas portadoras de gota têm risco aumentado de desenvolver “pedras nos rins” ou litíase urinária e nesses casos são contraindicados medicamentos que aumentem a excreção de ácido úrico na urina.
​
O tratamento consiste em medicamentos para a redução da dor, inflamação e incapacidade durante as crises de artrite e para isso será necessário levar em consideração as condições clínicas e comorbidades apresentadas pelo paciente. Passada a crise, terapias devem ser implementadas com o objetivo de reduzir os níveis séricos de ácido úrico e também a ocorrência de novos ataques.
​
Não tratar a gota pode resultar em danos e deformidades articulares, formação de cálculos urinários e até mesmo comprometer a função renal.
​
​