

Espondilite Anquilosante

Espondilite Anquilosante é uma doença reumatológica potencialmente grave que se caracteriza pela inflamação da coluna vertebral e da articulação sacroilíaca na bacia.
A causa da Espondilite Anquilosante ainda não é totalmente compreendida, mas sabe-se que há um componente genético associado. A maioria dos pacientes tem um gene produtor: HLA-B27. Mas não é obrigatório ser HLA-B27 positivo para ter espondilite e nem todos os que são HLA-B27 positivos a desenvolverão.
​
O sintoma inicial é dor na região lombar. A doença causa rigidez de manhã e quando o paciente se movimenta recupera a mobilidade.O paciente relata despertares noturnos pela dor com necessidade de mobilização. Além da coluna as articulações dos membros inferiores (joelhos e tornozelos) e membros superiores (mãos, punhos, cotovelos e ombros) podem ser acometidas.
​
Podem ocorrer ainda alterações nos olhos, nos intestinos e na pele em 40% dos portadores. Conjuntivite ou uveíte são as mais comuns.
O tratamento medicamentoso é individualizado a depender das manifestações clínicas e comorbidades apresentadas pelos pacientes e consiste no uso de anti-inflamatórios, nos casos de acometimento articular o uso de Metotrexato e Sulfassalazina , mas a grande resposta para inibição da progressão da doença axial está nos imunobiólogicos.